Sistemas de Segurança em Condomínio

Você sabia que apenas nos primeiros quatro meses do ano de 2018 foram registrados cerca de 1.300 roubos e furtos a condomínios apenas no estado de São Paulo? Diante de estatísticas tão drásticas e alarmantes, torna-se indispensável falar sobre as formas de garantir a segurança em condomínios. Afinal, tanto as pessoas quanto os bens materiais precisam disso diariamente!

Você, na posição de síndico ou responsável geral por um condomínio, tem o dever de estar sempre de olho nas melhores opções, tecnologias e soluções para manter a segurança de todos. A boa notícia é que este artigo trata justamente deste assunto!

Você sabe quais são as melhores formas para diminuir os roubos e invasões em prédios e apartamentos? Quais são as escolhas a se fazer para elevar a segurança em seu condomínio? Continue lendo este conteúdo e saiba mais sobre.

6 dicas para ter mais segurança em condomínio

Que o tema é importante, com certeza você já sabe, afinal todos querem segurança, seja você, os condôminos ou os colaboradores. Morar em um lugar seguro é um dos principais desejos do brasileiro e hoje, apesar dos índices de violência em alta, é possível proporcionar este tipo de ambiente a partir de cuidados que estão a seguir, veja:

1. Atenção as cancelas e portões automáticos

Uma das primeiras dicas quando o assunto é segurança em condomínio é dar a devida atenção a utilização e controle de cancelas e portões automáticos.

Meio pelo qual os condôminos e visitantes passarão diariamente, é indispensável que funcionem corretamente. Isso evitará que pessoas desautorizadas tenham acesso ao condomínio, garantindo segurança a vida e ao bem material dos moradores.

Por fazer uso da energia elétrica, é válido lembrar que alguns condomínios podem querer investir em geradores para que o serviço seja mantido mesmo durante apagões e quedas de energia. Para ter mais segurança, é preciso saber exatamente como agir nestes casos.

2. Crie um conselho de segurança

Você sabia que dividir a responsabilidade da segurança pode tornar a administração do condomínio um fator mais fácil? Apesar de nem todos fazerem uso deste recurso, a criação de um conselho de segurança é importantíssima!

Este grupo pode ser composto por pessoas comuns, como os próprios moradores do condomínio, além de funcionários e profissionais especializados em segurança condominial.

Aliás, se tem uma parceria que vale a pena é ter empresas terceirizadas e de monitoramento atuando sempre lado a lado ao síndico. Desta forma, os padrões de segurança no condomínio serão perceptivelmente aumentados.

3. Desenvolva um manual de segurança para os condôminos

Existem dicas simples para o cotidiano e que fazem toda a diferença para quem quer mais segurança dentro do espaço condominial. É fundamental que elas estejam em algum lugar visível para os moradores, tornando-se um manual de segurança.

Quer saber algumas delas? Por exemplo, ao entrar e sair, o morador precisa conferir se o portão foi corretamente fechado, especialmente se este ficar um pouco mais afastado da guarita e dos porteiros. Assim, diminuem-se as chances de invasões que podem levar a furtos e roubos.

Outro cuidado a ser repassado aos moradores é o de sempre acompanhar visitas, especialmente de técnicos e reparadores profissionais, ao invés de simplesmente liberar a entrada e não acompanhar durante a saída. É necessário desconfiar sempre e ter atenção. Portanto, essas e outras dicas precisam ser repassadas!

4. Invista sempre em bons equipamentos tecnológicos

De nada adianta ter muita preocupação com a segurança em condomínio se você, na posição de síndico, não investe corretamente em equipamentos que sejam bons e tecnológicos, de ponta e completamente aptos a por em prática tudo o que você precisa. O ditado “o barato pode sair caro” nunca foi tão bem exemplificado quanto aqui.

É necessário ter câmeras com excelente resolução, além de sistemas que modernizem também o cotidiano condominial. Mas, como saber quais são as melhores indicações em equipamentos tecnológicos para investir?

Se você tem essa dúvida, como outros síndicos, fique sabendo que para encontrar os equipamentos certos o mais indicado é que você tenha uma empresa especializada lhe auxiliando em cada pequeno passo deste processo. A segurança agradece este cuidado!

5. Mantenha a manutenção do sistema de segurança em dia

O melhor sistema não funcionará suficientemente bem, ou no ápice de sua performance, se ele não passar necessariamente, e de tempos em tempos, por uma minuciosa manutenção que verifique se tudo está em ordem, consertando aquilo que for identificado com falha.

Por isso, além de investir na aquisição desses equipamentos, é indispensável criar uma agenda de manutenção para que eles sempre funcionem. Afinal, é inviável baixar a guarda de segurança, seja por qual tempo for, já que mal intencionados estão sempre por perto prontos a dar o bote ao roubar, furtar ou fazer algo pior com o outro.

Ao contratar uma empresa especializada no ramo esteja certo de que este tipo de trabalho ficará ainda mais simples, pois geralmente há previsão de manutenção do sistema por parte da contratada.

6. Não se esqueça do controle de entrada e saída de pessoas

Também é indicado para melhorar a segurança em condomínio que sempre se atente a entrada e a saída das pessoas. Afinal, é preferível pegar no pé dos moradores, muitas vezes ao fazer que se identifiquem mais vezes, do que deixar algum bandido entrar no condomínio, não é mesmo?

Acerte com os condôminos que a saída, e especialmente a entrada, precisam ser o mais clara possível. Ou seja, ao passar de carro para entrar, é preciso abrir os vidros para que o porteiro não tenha dúvidas sobre quem vem chegando e libere com segurança.

Como anda o padrão de segurança no condomínio que você administra ou mora? Será que condôminos e funcionários estão realmente seguros, assim como os seus bens materiais? Em que e como a segurança poderia ser melhorada para evitar prejuízos com furtos e roubos?

Para saber exatamente qual o nível de segurança no condomínio aproveite para fazer um teste completo que indica justamente o que precisa ser melhorado! Não deixe para outro dia, melhore hoje mesmo a segurança do seu condomínio.

Recommended Posts

4 Comments


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.