A segurança e o monitoramento de condomínios é um assunto que está sempre em pauta nas assembleias condominiais, especialmente nos prédios maiores em que há grande circulação de pessoas.

Mas, a preocupação com a segurança não é em vão, segundo dados da SSP (Secretaria de Segurança Pública) roubos e furtos a condomínios cresceram 56% no estado de São Paulo em 2018.

Em vista disso, todos os dias surgem novas tecnologias relacionadas ao monitoramento de condomínios que visam aumentar a segurança dos moradores e colaboradores.

E, se você é síndico, certamente já ouviu falar do monitoramento à distância para condomínios. A tecnologia está cada vez mais presente quando o quesito é segurança, além disso, oferece um ótimo custo-benefício.

O monitoramento a distância traz benefícios ao condomínio e também aos moradores. Se você ainda tem dúvidas se deve ou não contratar o serviço continue a leitura e entenda mais sobre as vantagens dessa tecnologia!

Entenda o que é o monitoramento de condomínios à distância

O monitoramento a distância é feito por meio de uma portaria virtual eletrônica. A tecnologia permite o gerenciamento remoto, além do controle de acesso em condomínios.

A ideia do sistema é simples: substituir os porteiros, aumentar a segurança e minimizar as falhas humanas. O objetivo do sistema é controlar o prédio à distância 24 por dia, utilizando câmeras e imagens gravadas que são enviadas às centrais de monitoramento em tempo real.

Por lá, profissionais especializados são responsáveis pelo acompanhamento de toda a movimentação de pessoas, portões e garagem.

Sem portaria presencial no local, o condomínio consegue eliminar um dos custos mais altos do condomínio — o de manter o porteiro. Ao invés disso, paga-se uma taxa por mês para a empresa que presta o serviço ao condomínio.

Em alguns casos, o valor pode reduzir cerca de 50% a taxa condominial, mas é claro que tudo dependendo da localização do prédio, arquitetura, fluxo de pessoas e estratégia de segurança adotada. Todos estes pontos podem afetar a implantação do sistema de monitoramento no condomínio.

Como funciona na prática a tecnologia?

O sistema cadastra os moradores com identificação biométrica e fotos. Esses também recebem um controle remoto anticlonagem para que possam ter acesso aos portões com seus veículos. Quando não há sistema anticlonagem, os controles remotos de garagens podem facilitar acessos aos condomínios, como já aconteceu na grande São Paulo.

Além disso, os registros de imagem, vídeo e áudio são cadastrados e arquivados em relatórios diariamente, assim, é possível que os moradores monitorem o prédio por aplicativos de celular conectado à internet.

Todo o sistema funciona exatamente como uma guarita presencial — só que sem o porteiro. Há o som do interfone, interação com o porteiro, e comunicação de identificação quando o visitante informa o seu nome, apartamento que irá visitar, número de documentos para cadastro e espera até que o morador confirme a entrada da visita.

A tecnologia é idêntica às guaritas tradicionais de muitos condomínios, no entanto, o sistema visa reduzir e/ou eliminar falhas humanas, já que um levantamento realizado pela Guarnieri Segurança apontou que 70% dos porteiros acabam adormecendo durante a noite.

Mas, para que isso funcione na prática é necessário que o síndico ou administrador do prédio que for contratar esse tipo de monitoramento de condomínio se atenha para que a manutenção dos equipamentos seja feita frequentemente e que não haja falhas.

Quer seja a manutenção preventiva ou corretiva, tudo deve visar que o sistema funcione perfeitamente e sem surpresas ou incidentes.

Será que o seu condomínio realmente está seguro? Faça o nosso teste grátis de segurança para condomínios e descubra!

Vantagens da Portaria Virtual Eletrônica

Confira abaixo as maiores vantagens em adotar a tecnologia de monitoramento em condomínio:

Mais segurança

Os condomínios que optam pelo serviço de portaria virtual com certeza estão garantindo maior segurança aos moradores.

Com as tecnologias aplicadas é possível ter controle total sobre entradas e saídas no condomínio e monitoramento 24 horas sem interrupções. Tudo isso através de chaves especiais, biometria e equipamentos de última geração.

Para isso, é necessário que o síndico ou administrador possa contar com a compreensão dos conselheiros e moradores do prédio, convencendo-os também de que esta é uma opção mais segura é viável a todos.

Monitoramento 24 horas

Conforme citado, com o monitoramento de condomínio 24 horas a segurança é garantida em tempo integral, evitando assim, muitas das falhas humanas.

A portaria virtual visa minimizar essas falhas, como a sonolência durante as madrugadas ou períodos de intervalos entre os funcionários, momento em que por muitas vezes a guarita é deixada sozinha, falta de procedimento e liberação de acesso a qualquer pessoa ao condomínio.

Por consequência, a portaria virtual acaba reduzindo automaticamente o número de ações trabalhistas.

Da mesma forma a chance de ter um porteiro rendido por ladrões para que eles adentrem ao edifício também é eliminada com essa tecnologia. Isso torna o prédio mais seguro e inviolável, já que os operadores de monitoramento podem acionar a polícia a distância caso algo esteja fora dos padrões.

Profissionais especializados em tecnologia

Para executar os serviços de monitoramento à distância as empresas dispõem de profissionais especializados em lidar com serviços, equipamentos e programas de portaria virtual.

Assim, os moradores e visitantes sempre terão contato direto com os agentes por meio de interfones e serão atendidos conforme os protocolos de bom atendimento.

Monitoramento de acesso

O monitoramento de condomínio à distância possui gravação de todo o processo que o operador faz: horários de entradas e saídas, circulação de moradores e autorização para visitantes e fluxo de veículos (controle de portões).

Esse diferencial visa diminuir o risco de pessoas desconhecidas e não autorizadas adentrarem ao condomínio, comprometendo a segurança dos condôminos e das demais pessoas presentes no local.

Aproveite para conhecer os serviços da Geral Sistemas de Segurança e proteja o seu condomínio. Solicite um orçamento agora mesmo!

Situação de emergência

Para as situações de emergência, geralmente há em todas as portarias remotas um alarme de pânico que pode ser acionado facilmente pelos moradores. O botão de emergência sinaliza o problema para a central de monitoramento responsável por seu condomínio.

Imediatamente, os operadores entram em contato com o síndico do prédio, polícia e outras pessoas relacionadas que possam ser acionadas. Assim, o objetivo é que o incidente seja resolvido de modo rápido e eficiente.

Economia no fim do mês

É difícil para os síndicos obterem a aprovação dos moradores para adotar uma nova tecnologia no condomínio. Por isso, explicar que a opção é financeiramente vantajosa para todos pode ser um jeito de chegar lá e conseguir aprovação.

Mas, é necessário entender que isso não é uma conversa fiada. Para uma portaria funcionar 24 horas por dia ela precisaria de, no mínimo, 4 funcionários e isso demanda um alto gasto.

Já a portaria remota, em comparação aos serviços tradicionais, traz cerca de 50% de economia ao condomínio. Com isso, é possível reduzir até mesmo a taxa mensal dos condôminos ou aproveitar o valor para viabilizar outras melhorias no condomínio.

Essas são algumas das vantagens para você, síndico, optar por contratar o monitoramento de condomínio à distância.

Entende-se que a transação enfrenta alguns desafios como convencer os moradores sobre as vantagens do serviço remoto. No entanto, apresentando dados relevantes sobre a empresa contratada e soluções eficientes certamente a opção será aceita em seu condomínio.

Gostou dessa ideia? Lembrando que, no momento da escolha entre homem e tecnologia é preciso ainda considerar os aspectos e características particulares do seu condomínio sempre! Aproveite para conhecer o serviço de monitoramento da Geral e faça um orçamento sem compromisso!

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.