Manter um condomínio protegido pode não ser uma tarefa fácil, não é mesmo? Ainda mais com o índice de violência tão alto. Só na cidade de São Paulo, foram registrados 193.686 furtos e 153.848 roubos durante o ano de 2017. Por isso é tão importante prezar pela segurança para condomínio atualmente.

É claro que você deve estar pensando “mas eu já moro em um condomínio, então eu e todos que lá moram já estão seguros”. No entanto, saiba que não é bem assim! Os assaltos a condomínios cresceram 56% no estado de São Paulo em 2018. Foram registrados 1.300 crimes desse tipo só entre janeiro e abril deste ano.

Esses números, infelizmente, só tendem a aumentar. E você, como síndico, precisa se preocupar muito com essa questão. Imagina só ter tudo aquilo que você conquistou com muito trabalho roubado? E isso vale para os outros moradores do condomínio também. Não é uma situação nada fácil, mas saiba que uma empresa de segurança para condomínio é a solução.

Afinal, nada de deixar tamanha responsabilidade para você! Uma empresa de segurança qualificada e preparada é o que falta.

Tem dúvidas de como contratar a melhor empresa para cuidar da segurança do condomínio? Não sabe quais os pontos você deve levar em consideração na hora da contratação? É exatamente para te ajudar com essas questões que o artigo foi criado. Boa leitura!

Empresa de segurança para condomínio

Antes de qualquer coisa, vale ressaltar que uma empresa de segurança para condomínio, como o próprio nome já diz, é responsável por adotar sistemas e procedimentos rigorosos com o objetivo de inibir crimes e, com isso, manter o local seguro. Tudo pensado para proteger todos os moradores contra situações indesejadas.  

Sendo assim, é muito importante conhecer alguns cuidados necessários na hora de contratar uma empresa de segurança para condomínio. Só assim para garantir mais segurança e não ter nenhum tipo de prejuízo. Veja a seguir os principais pontos que merecem uma análise cautelosa na hora da contratação:

1. Histórico da empresa

A primeira questão a ser observada antes de contratar a empresa é o seu histórico. Ou seja, você precisa conhecê-la antes de tomar qualquer decisão precipitada. Infelizmente, muitos negócios clandestinos atuam no mercado com profissionais sem qualificação e, até mesmo, sem todo o preparo necessário para exercer corretamente a função.

Dessa forma, ter conhecimento sobre a qualificação da empresa, sobre seus métodos de atuação e treinamento é de suma importância antes da contratação. Aqui você também precisa pedir um plano de segurança elaborado de acordo com a sua proposta.

Por exemplo, já está no nosso DNA que ao iniciarmos uma negociação com um condomínio, ou seja, um possível contrato, é preciso fazer uma análise de risco (consultoria inicial), a qual é capaz de determinar qual a solução mais adequada. E sempre fazemos isso aqui na Geral!

2. Licenças necessárias

Como falado anteriormente, muitas empresas atuam no mercado de maneira irregular. Portanto, você também precisa exigir todos os documentos legais para o funcionamento da empresa antes de qualquer coisa. Confira a legalidade da empresa junto ao Sindicato das Empresas de Segurança Privada (SESVESP) e à Polícia Federal. Fique atento a todas as legislações possíveis!

Uma empresa de segurança precisa ter tais certificações e documentos devidamente renovados a fim de comprovar sua legalidade e qualificação:

Certificado de segurança: certifica que a empresa possui condições técnicas para exercer sua função depois de passar por uma fiscalização. Esse certificado é emitido todo ano pela Polícia Federal.

Autorização de funcionamento: permite a atuação da empresa neste ramo de atividade. É um documento emitido pelo Ministério da Justiça.

Alvará de revisão de autorização de funcionamento.

Certidões negativas de FGTS, INSS, Impostos Federais, Estaduais e Municipais.

Comprovante de recolhimento de contribuição sindical do exercício atual (GRCS).

3. Tamanho e qualificação da equipe

Analise também se os funcionários recebem o treinamento adequado e se os métodos utilizados pela empresa são capazes realmente de aumentar a segurança do condomínio. Afinal, caso contrário, você apenas terá prejuízo contratando uma empresa que não consegue fazer a única coisa que o condomínio precisava: aumentar a segurança.

Outro ponto a ser observado é o tamanho da equipe. Muitas empresas de segurança para condomínio possuem inúmeros funcionários, na maioria das vezes desnecessários, e não prezam pelo principal, que nós prezamos: o dono da empresa atender pessoalmente ao cliente, ou seja, colocar a mão na massa.

Isso faz com que a equipe seja mais reduzida e, consequentemente, que a empresa ofereça um custo de projeto menor e um atendimento personalizado. Lembre-se: quantidade não é qualidade!

4. Especializada em condomínio

Vamos combinar que não será muito válido contratar uma empresa de segurança para o condomínio que você é síndico se a empresa não for especializada em condomínio, não é mesmo? Diversos tipos de estabelecimentos, por exemplo, também precisam de segurança e pode ser que a empresa que você está analisando seja especialista na segurança de outros locais, não de condomínios.

Por isso, é importantíssimo que você verifique se a empresa já trabalhou com condomínios anteriormente e se pode ser considerada uma especialista nesse tipo de segurança. Caso contrário, é melhor partir para a busca de outra.

A Geral, por exemplo, está no mercado há mais de 20 anos e já atendeu cerca de 250 clientes até, sendo que maioria deles são condomínios. Portanto, conte com uma empresa especializada para atender seu condomínio e evite surpresas desagradáveis!

5. Depoimentos de clientes antigos

Além de todos os pontos que já foram citados, que tal procurar depoimentos de antigos clientes da empresa que você está pensando em contratar? Hoje em dia é muito fácil encontrar avaliações dos serviços, seja nas redes sociais da empresa ou no site, por exemplo.

Pode ter certeza que se as pessoas não gostarem do serviço elas vão reclamar! Assim como vão elogiar se foi bem feito. Então, procure esses depoimentos sobre a empresa.

Por fim, como você observou, existem várias questões para analisar antes de realmente assinar um contrato. Não se esqueça de nenhuma delas para não ter prejuízos depois. A escolha certa da empresa de segurança para condomínio é o que garantirá o bem-estar de todos.

Quer conhecer uma empresa familiar de segurança para condomínio que realmente se preocupa em fornecer todas as soluções necessárias para garantir o bem-estar de todos os moradores? Então entre em contato conosco, conheça nossos serviços e faça um orçamento sem compromisso.

Recommended Posts

2 Comments


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.