O dia a dia de um condomínio é extremamente movimentado, com pessoas, veículos e prestadores de serviço entrando e saindo o tempo todo. Isso, aliado a inexistência de um controle de acesso eficiente na maioria dos prédios, aumenta muito as possibilidades de que algum incidente ocorra, colocando em risco o patrimônio e a segurança dos condôminos.

Mas então, o que pode ser feito para garantir segurança em meio a tanto vai e vem? A resposta para a maioria dos condomínios atualmente tem sido o controle de acesso.

O que é controle de acesso?

O controle de acesso em condomínios é a gestão eficiente da entrada e da saída de moradores, funcionários, visitantes, prestadores de serviços e seus veículos.

E esse gerenciamento pode ser feito tanto da forma tradicional, com porteiros e anotações à mão, quanto de forma automatizada e digital, com uma série de equipamentos inovadores.

A maioria dos condomínios do país atualmente tem optado pela segunda alternativa, pois ela não só representa uma evolução do controle tradicional, como também traz inúmeras vantagens e benefícios, como a redução de custos e uma proteção mais eficiente, baseada na segurança eletrônica.

Como funciona?

Os sistemas de controle de acesso atuais são compostos por uma série de equipamentos e tecnologias que visam a facilitar todo o processo de controle, ao mesmo tempo em que tornam tudo mais seguro e ágil.

Eles aliam câmeras de segurança, sensores dos mais diferentes tipos, alarmes, controles remotos e diversos outros dispositivos de segurança eletrônica para proporcionar o máximo de proteção aos moradores e simplificar os procedimentos de registro das informações.

E isso é feito de diversas formas e nas mais diferentes situações, abrangendo o acesso de pedestres, de veículos e todo o monitoramento interno e externo, como veremos a seguir.

Controle de Acesso de pedestres

Há até pouco tempo, o controle de entrada e saída de pedestres nos condomínios era feito por porteiros, que tinham que anotar à mão a documentação de visitantes e prestadores de serviços.

Mas, com o avanço da tecnologia, este controle atualmente é realizado por métodos de detecção, como senhas, chaveiros de aproximação e até mesmo sensores biométricos, conforme as necessidades de cada condomínio de forma individual.

Essas novas tecnologias, além de proporcionarem um acesso mais rápido e seguro aos moradores, também facilitam a gestão de visitantes e prestadores de serviço, pois possibilitam, por exemplo, a liberação para estas pessoas apenas em dias e horários pré-definidos.

Controle de Acesso de veículos

O entra e sai de veículos é uma das questões mais problemáticas em qualquer condomínio, mas um controle de acesso eficiente e moderno pode facilitar todo o processo e trazer ainda mais segurança.

Atualmente já é possível usar um adesivo discreto colado no para-brisas do carro para fazer a identificação de moradores, por exemplo. Há também outros dispositivos, como controles remotos, que podem ser usados pelos condôminos para abrir o portão.

Portaria digital e sistemas de câmeras de vídeo

A portaria digital é um dos sistemas de segurança eletrônica mais inovadores para controle de acesso em condomínios. Sua proposta é substituir os porteiros por um sistema de monitoramento remoto operado por um agente que fica a cargo de abrir e fechar os portões e cancelas, além, é claro, de monitorar as imagens.

E, embora não se encaixe bem em todos os tipos de condomínio, este sistema ajuda na redução de custos e torna todo o processo ainda mais seguro, já que não há alguém que os criminosos possam abordar em uma ação, por exemplo.

Quais as vantagens?

Mas quais são as vantagens de contar com equipamentos e tecnologias assim em um sistema de controle de acesso? Será que eles proporcionam mesmo mais segurança? Não representam apenas mais uma fonte de gastos?

A seguir veremos que sim, um sistema de controle de acesso moderno não só torna todo o processo de controle mais simples e rápido, como também traz mais proteção e segurança. E, ao contrário do que se imagina, também diminui os custos. Continue acompanhando!

Controle de Acesso e Biometria[sharethis-inline-buttons]

Maior proteção e segurança

Você sabia que a maioria das ações criminosas em condomínios começam pela porta da frente? Isso acontece, principalmente, por conta do fraco controle que boa parte dos condomínios têm sobre esse ponto, onde geralmente há apenas um porteiro, tornando-o fácil de abordar.

Os criminosos também estão cada vez mais engenhosos e as histórias de assaltos bem planejados, que usam os próprios moradores e prestadores de serviços para realizar a invasão ao prédio são muitas e assustadoras.

Nesse sentido, o controle de acesso traz muito mais segurança e proteção contra qualquer tipo de ação. Uma tentativa de bandidos de se passarem por prestadores de serviços para invadir o condomínio, por exemplo, pode ser facilmente neutralizada pelo sistema de segurança eletrônica de acesso de pedestres citado anteriormente.

Mais tranquilidade e menos burocracia para os condôminos

Proporcionar segurança aos condôminos é essencial, mas isso não pode atrapalhar o ir e vir deles, causando atrasos e situações desagradáveis. Porém, isso é facilmente resolvido por um bom sistema de controle de acesso.

A grande maioria dos dispositivos, equipamentos e tecnologias atuais visam justamente a eliminar as burocracias e checagens desnecessárias, substituindo-as por um sistema fluido e rápido, que não exige sequer que o morador pare o seu carro na portaria para poder entrar, mas que ao mesmo tempo é completamente seguro.

Redução de custos

Uma das principais preocupações do síndico na hora de avaliar a adoção de um sistema de controle de acesso é o custo. Mas você sabia que, na maioria dos casos, é mais barato manter um sistema assim do que se basear completamente no trabalho de porteiros?

Isso porque, embora o investimento inicial em um sistema desse tipo seja relativamente alto, ele trabalha 24/7 sem receber salário, bônus, férias e o condomínio não precisa arcar com encargos trabalhistas.

Na maioria dos casos, todo o sistema é operado por uma empresa terceirizada, que cobra muito menos por este trabalho do que o que seria pago a um ou mais porteiros.

Se você se interessou por este sistema e quer conhecê-lo melhor, entre em contato com a GERAL Sistemas de Segurança. Somos uma empresa experiente e com profissionais qualificados. Proporcionamos o melhor serviço em segurança para condomínios, incluindo segurança eletrônica com o controle de acesso.

Artigos Relacionados

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.