Antigamente quando a tectonologia de controle de acesso biométrico não existia, para garantir a segurança dos condomínios, não havia muitas opções além dos conhecidos cartões, chaves e cadeados.

É por isso que tantos assaltos, invasões e arrombamentos aconteciam com frequência, até mesmo em prédios de luxo. Afinal, qualquer pessoa que roubasse esses instrumentos poderia ter acesso ao local. Não é à toa que tais ferramentas estão atualmente caindo em desuso.

Isso porque a evolução da tecnologia possibilitou uma gama muito maior de opções de segurança para os condomínios. O principal deles é o controle de acesso biométrico, que já é muito famoso e usado ao redor do mundo.

Para conhecer melhor os tipos de biometria e os seus benefícios para o controle de segurança dos condomínios, continue lendo o texto. Você verá que parte das suas preocupações de gestão irão diminuir com a utilização dessa tecnologia.

Quais são os tipos de controle de acesso biométrico para condomínio?

Como você já deve saber, a biometria funciona através de um sistema que registra os indivíduos a partir de suas características físicas únicas.

Essas informações são processadas por algoritmos que irão detectar no seu banco de dados se a pessoa apresentando a tal característica é de fato aquela que está registrada.

controle de acesso biometria impressão digital
controle de acesso biometria impressão digital

É por conta das diversas características que podem ser registradas pelo sistema que existem vários tipos de controle de acesso biométrico. Conheça quais são os principais a seguir:

Reconhecimento facial

Muitos celulares mais modernos já utilizam a biometria de reconhecimento facial. Basicamente, o dispositivo pega uma imagem tridimensional a partir de alguns pontos de referência da sua face e com os algoritmos faz um cruzamento com o banco de dados para reconhecer o dono daquele rosto.

Íris

A biometria pela íris é considerada mais precisa do que a das impressões digitais. Isso porque, além de a íris ter especificidades únicas para cada ser humano, o processo é seguro e funciona através da geração de imagem por infravermelho que captura bem os detalhes do olho humano.

Voz

Esse tipo de biometria não é tão usado quanto poderia porque o processo para identificar a voz do indivíduo é mais lento devido à quantidade de ruido ao redor e isso pode prejudicar a coleta do áudio necessário. De qualquer forma, a leitura ocorre pela análise do som que sai das cordas vocais de cada pessoa.

Quais os benefícios do controle de acesso biométrico para um condomínio?

Ainda está em dúvida se a biometria é o que você precisa para facilitar a sua vida de gestor? Dê uma olhada na lista que preparamos a seguir para compreender quais são os maiores benefícios dela para o seu condomínio.

Mais segurança

Os métodos tradicionais podem ter funcionado por um bom tempo, mas, assim como a tecnologia evolui, os criminosos também melhoram suas técnicas de assalto, invasão e fraude. Por isso, ter o melhor tipo de tecnologia para proteger os moradores e usuários do condomínio é essencial.

Por capturar apenas características singulares de cada morador, não existe a possibilidade de falsificá-las, o que diminui muito as chances de algum problema acontecer. Além disso, tudo ocorre de modo ágil e dinâmico, evitando que as pessoas percam tempo.

Mais controle

Saber quem entrou em tal lugar e a que hora isso aconteceu era bem difícil com os métodos tradicionais de controle de acesso.

Felizmente, com a biometria, o sistema registra todas essas informações em seu banco de dados. Quem entrou, quando entrou, quanto tempo ficou, onde entrou, etc. Isso facilita muito a identificação de padrões.

Mais produtividade

Esse benefício é especial para quem é gestor de condomínios empresariais. Afinal, diversas áreas têm acesso restrito e muitas vezes os funcionários precisam ficar solicitando essa permissão para você ou têm que ir atrás do que precisam de outras maneiras, o que ocasiona perda de tempo e de produtividade.

Com o controle de acesso biométrico, é possível decidir no sistema quem pode entrar onde, em quais períodos e por quanto tempo, sem que a pessoa precise ficar pedindo autorização sempre. Assim, basta ela se identificar biometricamente e entrar sem problemas.

tenha em seu condomínio um excelente controle de acesso biométrico

Se você gostou desses benefícios e acha que o controle de acesso biométrico é a melhor opção para seu condomínio, então não perca mais tempo e contrate esse serviço de uma empresa com referência e experiência.

A GERAL conta com profissionais qualificados e habilidosos, prontos para solucionarem seus problemas de segurança e manutenção. Invista hoje mesmo em um controle de segurança para o seu empreendimento. Fale com nossos colaboradores!

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.