Como as câmeras de segurança facilitam a vida do sindico?

Há até pouco tempo, os condomínios, com seus altos muros, eram automaticamente vistos como sinônimo de segurança e muitas pessoas optavam por eles justamente para fugir da violência urbana. Mas essa realidade mudou muito, fazendo com que um sistema de câmeras segurança seja essencial também nestes prédios.

Os criminosos estão cada vez mais ousados, usando os pontos fracos dos condomínios para ações que colocam em risco o patrimônio e a integridade dos moradores.

Como medida de segurança, a maioria dos prédios têm optado pela instalação de câmeras de segurança para proteger seus condôminos e trazer tranquilidade para os moradores, algo essencial em qualquer condomínio.

As câmeras inibem a ação criminosa e permitem monitoramento 24 horas em todas as dependências do prédio. Mas, indo além disso, um bom sistema de câmeras também contribui para uma gestão mais tranquila.

A seguir, você entenderá como as câmeras podem trazer mais segurança para o seu condomínio ao mesmo tempo em que facilitam a sua vida. Acompanhe!

Como as câmeras de segurança funcionam?

Em um condomínio, as câmeras de segurança são instaladas em diversos locais, das áreas comuns às mais afastadas, e, juntas, formam um sistema de segurança completo e eficaz, capaz de inibir ações criminosas.

Na maioria dos casos, estes equipamentos abastecem um sistema de Circuito Fechado de TV (CFTV), que é composto também por gravadores digitais, disco rígido, aplicativos, softwares e periféricos, como no breaks, cabos e conectores.

Todas as imagens geradas por este circuito ficam disponíveis em uma central, de onde é possível acompanhar em tempo real tudo o que acontece nas dependências onde as câmeras estão instaladas.

Alguns modelos também permitem que o controlador dê zoom e movimente a câmera em até 360 graus para acompanhar com ainda mais precisão. A depender do CFTV, é possível ter acesso às imagens geradas pela internet, através de computadores ou até mesmo do próprio celular dos síndicos e gestores.

Mas como tudo isso de fato contribui para a segurança do condomínio e facilita a vida do síndico?

Proporcionando proteção com câmeras de segurança 

As câmeras de segurança dão ao síndico e gestores acesso a todas as áreas do prédio, mesmo aquelas menos movimentadas, como muros, entradas pouco frequentadas e locais mais afastados.

Assim, é possível acompanhar e identificar quaisquer ações suspeitas com facilidade e tomar as atitudes necessárias para evitar que assaltos, vandalismos ou invasões aconteçam, acionando as autoridades.

Isso por si só já facilita enormemente a vida do sindico e a proteção proporcionada pelo sistema de segurança faz com que os criminosos tendam a evitar o local, receosos das possíveis consequências que uma ação pode ter ali. Diversos estudos, confirmando o senso comum, já comprovaram esse efeito protetivo das câmeras.

Auxiliando na resolução de possíveis conflitos

Além de inibir a ação criminosa, as câmeras de segurança também podem ser extremamente úteis na resolução de conflitos internos no condomínio, uma das principais dores de cabeça dos síndicos e gestores.

Com câmeras bem posicionadas nas áreas comuns, por exemplo, é possível provar acusações de furtos, mau comportamento, uso incorreto dos utilitários, danificações dos bens comuns e entradas não permitidas.

Com uma única olhada nas imagens de segurança, o síndico consegue entender exatamente o que aconteceu e quem foram os responsáveis, tendo o embasamento necessário para aplicar punições justas e que não gerem nenhuma dúvida.

Como as câmeras de segurança facilitam a vida do sindico?

[sharethis-inline-buttons]

Dando mais controle ao síndico

Garantir que todas as regras do condomínio estejam sendo seguidas é uma preocupação constante dos síndicos, já que são elas que garantem o bom funcionamento do local e um convívio harmônico entre todos.

As câmeras de segurança podem ajudar muito neste sentido, pois as imagens geradas permitem conferir se as regras estão sendo cumpridas diariamente e de forma detalhada, dando mais controle sobre todas as áreas comuns.

Esse controle é ainda maior, já que o sistema de segurança também permite avaliar o trabalho de todos os funcionários e ver se eles estão realmente cumprindo as funções que lhes foram atribuídas.

Assim, com um controle maior sobre o condomínio, o síndico consegue direcionar seu tempo para outras atividades, sabendo que tudo está funcionando como deveria.

Facilitando o trabalho das autoridades em caso de incidentes

Mesmo com toda a proteção do mundo, incidentes podem ocorrer. E nestes momentos as câmeras de segurança podem ajudar muito. Em caso de assalto, por exemplo, as imagens geradas ajudam as autoridades a resolver o caso de forma mais rápida e simples.

Em casos mais complexos, como homicídios, um bom sistema de segurança pode poupar meses e meses de muita investigação e consequente medo e quebra de rotina dentro do condomínio.

E isso não só facilita a vida do síndico, que, de outra forma, teria que fornecer uma quantidade enorme de informações e ajudar as autoridades, mas também contribui para a sensação de segurança entre os condôminos.

Dessa forma, vemos como as câmeras de segurança são importantíssimas para um condomínio.

E já que estamos falando sobre sistemas de segurança em condomínios e suas vantagens, você sabe como anda a segurança do seu prédio? Acesse nosso teste e avalie o nível de segurança de seu prédio.

[sharethis-inline-buttons]

GERAL: experiência e profissionalismo para a segurança do seu condomínio

A GERAL Sistemas de Segurança é uma empresa experiente e com profissionais qualificados que trabalha com a instalação de câmeras e diversos outros serviços que proporcionam segurança máxima para o seu condomínio, facilitando a sua vida.

Nossos serviços estão entre os melhores do mercado e podem te ajudar em uma gestão eficiente, tendo mais tranquilidade para focar naquilo que realmente importa.

Entre em contato conosco e conheça os nossos serviços. Teremos prazer em atendê-lo!

GERAL Sistemas de Segurança Alarmes Monitorado

Artigos Relacionados

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.