Realizar a manutenção predial anual em condomínios é de extrema importância para a segurança e o bem-estar dos moradores. O tipo de pensamento de que “se as coisas não demonstram problema, elas não precisam ser verificadas” pode colocar o prédio e todos que ali residem em risco.
Os edifícios precisam atender às necessidades de seus usuários durante muitos anos, portanto, é fundamental que sejam feitas manutenções anuais. No texto de hoje, explicaremos a importância da manutenção predial anual, assim como falaremos sobre a responsabilidade do síndico nessa questão.
Também apresentarmos um check-list para ajudar você na hora de saber o que analisar na manutenção. Confira tudo abaixo!
Por que fazer manutenção anual é tão importante?
Ter um plano de manutenção predial é muito importante para que a vida útil do edifício seja prolongada. Isso quer dizer que, para ele continuar realizando as atividades que estavam previstas em seu projeto e construção com o mesmo desempenho exigido nas normas técnicas, é preciso fazer manutenções anuais.
Em poucas palavras: a manutenção predial é um grupo de atividades realizadas com o objetivo de conservar a funcionalidade do prédio como um todo através das partes que compõem a sua estrutura a fim de manter a segurança dos moradores e atender às suas necessidades.
É possível dividir as manutenções em duas categorias: as corretivas e preventivas. As corretivas são aquelas realizadas depois que o problema já ocorreu ou está prestes a ocorrer. Por isso geralmente são feitas de forma emergencial. É considerado o pior tipo de manutenção.
A manutenção preventiva é a mais indicada e benéfica, pois ela ocorre periodicamente com o intuito de verificar as instalações e estruturas com o objetivo de evitar que qualquer problema aconteça no futuro com a edificação.
Entre as áreas observadas durante a manutenção predial, é muito importante priorizar a parte hidráulica e a elétrica, pois elas podem colocar a vida dos habitantes do edifício em risco.
A ausência de manutenção pode ser considerada responsabilidade do síndico?
Engana-se quem pensa que os deveres do síndico são apenas convocar reuniões de condomínio, comandar assembleias, cuidar das finanças e mediar discussões entre moradores.
A verdade é que existe um artigo no Código Civil voltado somente às responsabilidades do síndico. Entre as várias coisas que ele estabelece, está a responsabilidade pela manutenção do condomínio, assim como pelas obras e pela prestação dos serviços no local.
Dessa forma, é possível afirmar que sim, o síndico pode ser responsabilizado gravemente caso ocorra algum problema relacionado à manutenção ou à ausência dela. Além disso, ele também fica responsável pelos fornecedores que prestam os serviços.
Isso significa que é preciso analisar muito bem a empresa a ser chamada para realizar a manutenção. Procure aquelas que sejam referência nessa área e siga todas as normas exigidas pelas agências regulamentadoras da Segurança de Trabalho e da Saúde.
Qual é o check-list padrão para a manutenção predial anual?
Como existem diversos itens a serem verificados nas manutenções, alguns síndicos e administradores podem ficar confusos na hora de solicitar e acompanhar o serviço, bem como ao analisar os resultados
da empresa responsável, assim como determinar o período para as atividades.
Por isso nós decidimos fazer um check-list com os principais itens a serem observados e realizados durante a manutenção. Confira a seguir:
-
Rede elétrica [ ]
As instalações elétricas são complexas e por isso algumas necessitam de manutenção mensal, como é o caso dos disjuntores diferenciais. Com relação aos circuitos, é preciso reapertar suas conexões de forma anual.
-
Caixa d’água [ ]
Limpar a caixa d’água é uma atividade que precisa ser realizada duas vezes ao ano. Estabeleça uma data em fevereiro e outra em outubro, pois assim o prédio fica com um bom serviço de água durante o ano inteiro. Não se esqueça de verificar a necessidade de realizar uma impermeabilização também.
-
Elevadores [ ]
É obrigação dos responsáveis pelo condomínio ter uma empresa realizando periodicamente as manutenções preventivas e corretivas nos elevadores. Quando o prédio fizer 15 anos desde sua construção, é necessário realizar a modernização dos aparelhos.
-
Para-raios [ ]
O indicado é que o para-raios seja inspecionado pelo menos de seis em seis meses. É necessário verificar a medição ôhmica todo ano e prestar atenção às normas específicas de cada cidade sobre a sua manutenção.
-
Sistemas de Segurança [ ]
A manutenção dos Sistemas de Segurança é complexa devido à grande importância desses equipamentos. É por isso que ela precisa ser realizada de forma preventiva e corretiva, além de necessitar passar periodicamente por uma revisão geral.
E já que estamos falando sobre sistemas de segurança em condomínios e suas vantagens, você sabe como anda a segurança do seu prédio? Acesse nosso teste e avalie o nível de segurança de seu prédio.
Existem ainda muitos itens a serem observados, como a limpeza das calhas, as piscinas, a dedetização, as fachadas, sistemas de segurança entre outros.
Por que contratar uma empresa especializada é vantajoso?
Procure uma empresa que ofereça todos esses serviços com qualidade, experiência e referência de mercado. Essas empresas facilitam muito a vida dos administradores por realizarem as manutenções de forma eficaz, com segurança e as melhores tecnologias.
É necessário que apenas profissionais capacitados façam essas tarefas e não os funcionários do condomínio que exercem outras funções. Isso porque os resultados podem acabar sendo ruins e as consequências podem pesar muito no orçamento.
Viu como é importante a manutenção predial anual? Não deixe de analisar todos os itens junto à empresa escolhida e mantenha o seu prédio sempre seguro!
Gostou deste artigo? Então Compartilhe [sharethis-inline-buttons]
Artigos Recentes
- Por que é importante ter um sistema de segurança em condomínio residencial?
- Segurança em condomínio: 6 dicas para evitar roubos e invasões!
- Incêndio em condomínio: Aprenda como evitar!
- Erros da portaria que prejudicam a segurança do condomínio
- Conheça 6 erros que um síndico e zelador não pode cometer
No comment yet, add your voice below!